Adeus ao legend
Fundador da marca O’Neill, criador da roupa de borracha e da primeira surf shop, Jack O’Neill falece aos 94 anos.
Por Redação Waves em 02/06/17

944x600

Jack O’Neill falece aos 94 anos. Foto: Divulgação.

 

Faleceu nesta sexta-feira, aos 94 anos, o lendário Jack O’Neill, criador da primeira roupa de borracha do mundo e fundador da marca californiana O’Neill. Jack estava com a família em sua residência, em Santa Cruz (EUA), e morreu de causas naturais.

“É um dia triste para o surfe”, lamentou o big rider Ken “Skindog” Collins.

“É uma triste notícia. Você dirige por Pleasure Point, e toda vez você vê aquela casa e reflete um pouco sobre o quanto o surfe significa para essa comunidade, e o que ele trouxe para essa comunidade”, diz Peter Mel.

Empresário ousado, aventureiro e inovador, Jack – que nasceu em Denver – sempre desafiou barreiras e obstáculos para explorar novas fronteiras. Diz ter inventado o wetsuit porque “queria surfar mais” e também foi pioneiro ao abrir, em 1952, a primeira surf shop da história, em San Francisco, Califórnia (EUA).

Em 1959, Jack e sua família se mudaram para Santa Cruz. O empresário abriu uma outra loja em Cowell Beach.

O conceito de equipe de surfe também foi criado por O’Neill, 1964. Desde então, já patrocinou diversos talentos monumentais, como Shaun Tomson, Dane Kealoha, Martin Potter, Brad Gerlach, Cory Lopez, Jordy Smith e John John Florence, hoje na Hurley.

Em 1971, um acidente enquanto surfava fez Jack perder a visão do olho esquerdo. A barba comprida e a pala no olho, lembrando um pirata, tornaram o legend uma figura ainda mais mítica.